Caro encarregado de educação,

Na sequência da atual situação do país e mundo relativamente ao COVID-19, e perante o comunicado feito ontem pelo Governo com diretrizes para o encerramento de escolas, creches, ATL e outros estabelecimentos ligados à educação – tanto público como privado, também o Geocentro fará a sua parte na tentativa de minimizar os contactos sociais entre todos. Assim, as aulas presenciais dos nossos alunos passarão para um formato online, estando, assim, o nosso estabelecimento encerrado apenas presencialmente, a partir da próxima segunda-feira, dia 16 de Março de 2020 sem, para já, data prevista para a reabertura ao público, apenas acreditando que seja a partir do dia 14 de Abril (data de início do 3º Período).

Ao longo da última semana, temos vindo a formar os alunos para que percebam os moldes das aulas online através do uso de uma aplicação virtual que permite videochamadas e, consecutivamente, a lecionação das aulas.

Assim, e para vosso conhecimento, iremos utilizar os seguintes meios de comunicação:

  • Zoom – Aplicação para as aulas online;

  • E-mail para envio de algum material necessário à aula;

Outras plataformas de fácil acesso para permitir que as aulas fluam normalmente (por exemplo, uma cloud como o dropobox ou qualquer outra ferramenta que consideremos necessária).

Para o bom funcionamento deste novo serviço, aconselhamos o uso de computadores uma vez que estes facilitam a interação da aula entre alunos e professores. Se não for possível a utilização de um computador, poderão utilizar os smartphones ou tablets, sem prejuízo do bom funcionamento da aula.

A modalidade de apoio online ao ensino básico (2º e 3º ciclos), que iremos prestar aos nossos alunos, terá por base um modelo um pouco diferente do presencial pois iremos reduzir o número de alunos que estarão ao mesmo tempo na sala virtual. Passaremos a oferecer aos nossos alunos de apoio ao estudo do ensino básico o serviço de explicações em grupo, sendo a formação do grupo, isto é, as pessoas que farão parte da aula virtual, uma decisão tomada pelo Geocentro.

Visto que este apoio será mais personalizado, a carga horária antes atribuída às tardes de apoio ao estudo será menor e os horários serão previamente acordados entre explicadores, alunos e encarregados de educação. Iremos incidir nas disciplinas de Português e Matemática visto que são disciplinas fulcrais para o bom funcionamento escolar. Pedimos que as restantes disciplinas sejam estudadas autonomamente, no entanto, as dúvidas que surjam nestas disciplinas (Ciências Naturais, História, Geografia, Inglês) serão, na mesma, esclarecidas, contudo, será por e-mail ou eventualmente online caso o professor responsável assim o entenda.

No caso do apoio ao estudo e explicações do ensino secundário, mantêm-se os mesmo grupos (no caso de explicações em grupo), todavia, poderão ser acordados novos horários, definidos brevemente entre professores, alunos e Geocentro.

Para que o apoio decorra dentro da normalidade, pedimos que reforcem junto dos vossos educandos a necessidade de serem pontuais. Após 5 minutos do início da aula, e se não houver uma justificação válida da não entrada atempada na sala de aula virtual (por exemplo, informarem-nos o motivo pelo qual não estão a comparecer) a entrada do aluno será barrada. Tal medida explica-se pelo facto de se tornar complicado, em grupo, contantes interrupções – uma vez que a aula já se encontra a decorrer.

Para que haja o mesmo controlo do apoio como sempre nos comprometemos a fazer, na eventualidade de alguma falta às aulas marcadas, enviaremos uma mensagem ao encarregado de educação a informar tal facto. Esta comunicação, por mensagem, será feita ao final do dia.

Como toda a situação é nova para toda a gente (seja nas rotinas individuais, pessoais, profissionais), pedimos a colaboração e compreensão de todos para que minimizemos os impactos causados pela atual conjuntura.

A partir da próxima segunda-feira, dia 16 de Março de 2020, pedimos que todas as nossas comunicações sejam feitas por sms, e-mail, whatsapp, evitando os telefonemas por forma a garantirmos um melhor serviço aos nossos alunos e uma melhor resposta da nossa parte para as situações prementes. Esta situação será implementada de forma gradual, mas informamos desde já que o nosso telefone fixo estará indisponível até reabertura do Geocentro ao público.

Da nossa parte, faremos todos os esforços na realização do nosso compromisso com a educação e principalmente convosco, que depositam em nós a vossa confiança.

À medida que o tempo vai passando, vamo-nos adaptando a esta nova realidade. Desta forma, caso seja necessário, faremos novos comunicados com novas diretrizes. Reforçamos, assim, a dinâmica do nosso serviço.

Estamos num tempo difícil, num tempo de incertezas. Devemos todos manter a calma e a esperança de que brevemente tudo voltará à normalidade.

Qualquer dúvida que possa surgir do nosso novo funcionamento, estaremos à vossa disposição.